terça-feira, 26 de maio de 2015

Relato de Jonas Junckes da equipe Nossa Vida em ECO RACE -Botuverá: 2° etapa do CAMPEONATO CATARINENSE DE CORRIDA DE AVENTURA

 Depois de uma semana descansando da Papa-Corrida de Aventura em Venâncio Aires-RS (16 e 17 de Maio) fomos para a praticamente vizinha Botuverá, famosas por suas cavernas de Calcário. Essa foi a 2° etapa do Campeonato Catarinense de Corrida de Aventura 2015 organizada pela Eco Race num lugar maravilhoso que é o Recanto Feliz, situado no entorno do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Chegamos no local sábado (23/05) a tarde, e já haviam muitos atletas no local. Nos alojamos no nosso Chalé (que por sinal gostei muito, pois era simples, bonito e usaram madeira de demolição para a construção). Fomos até a cachoeira que tinha uns 100m de altura que descia parecendo um tobogã com as águas cristalinas vindas do parque. Observando a natureza local, percebemos que iríamos chegar subindo muito, pois a nossa região é assim, ou sobe ou desce!!!
Recebemos os mapas por volta das 18:30 e dai veio o grande desafio. Teríamos que subir o temível Monte Barão de 1100 m de altitude na parte final tendo trilhas single tracks com escalaminhada, do jeito que eu gosto.

Nathália Melo
A equipe Nossa Vida estava formada pela mesma formação da prova de Venâncio Aires, porém a atleta feminina da equipe era a estreante Nathália Melo que havia apenas treinado umas 4 horinhas num treino simulado que bolei na minha casa no sábado retrasado, onde conseguimos fazer um bom test-drive nela e avaliar se ela podia correr conosco ou se ela teria que iniciar na categoria Aventura(iniciantes). Pois bem, quando vi ela subir pedalando e descer a trilha bem, já foram 2 pontos positivos, e depois que vi ela bem no trekking e sem medo de altura e gostar de interagir com a Natureza, conversamos entre eu, Kim e Felipe e decidimos que ela poderia correr conosco.
Felipe Krahn, Jonas Junckes (eu), Kim Emmenegger e Nathália Melo

Acreditamos nela e colocamos ela já numa prova casca para uma iniciante, ainda mais com o nosso ritmo de prova, seria arriscado, mas como nossa equipe trabalha o tempo todo juntos, isso derrubaria qualquer hipótese negativa.
Time Unido

A largada foi dada exatamente às 4:15 da manhã, e claro, começava já caminhando pasto acima. E não consegui entrar no mapa, perdemos uns 15 minutos procurando o PC1, e dai o Felipe me pediu o mapa e conquistou os 3 primeiros PCs (Pontos de Controle) e me repassou o mapa, logo após disso, então pegamos o 4,5,6 dai entramos na prova no PC 7 quando nós e todas equipes passaram reto, fazendo a transição no PC10 à 3 minutos dos primeiros. Na canoagem de 13,5km ultrapassamos a Papaventuras (que estava com problemas), e diminuímos a distância para Chivunk de 3 para 1 minuto. Entramos na bike de 15km com ritmo forte, e ultrapassamos a Chivunk e fizemos a transição 1 minuto na frente deles. Dai entramos para a parte que definiria a prova, o trekking pro Monte Barão de de 13km. A equipe Chivunk subiu praticamente junto conosco, porém conseguimos despistar antes do caminho virar trilha, e conseguimos abrir um pouco deles. Nessa parte já sabíamos que estávamos em 1° geral, pois não havia pegadas da dupla Academia Marcelo Santos. Mas mesmo assim, não resolvemos afrouxar o passo, pois sabíamos que ainda haveria muita subida na bike final e que certamente o PC 16 e 17 Opcionais valeriam a pena pegar, pois davam 1h e meia e 1h e 10' respectivamente.
Completamos o trekking em 3 horas e pulamos na bike, dando um pequeno errinho na entrada do caminho, mas logo descobrimos o caminho certo e fizemos um longo empurra bike com lama. Marcamos o tempo e vimos que fizemos em um tempo bom empurrando as bikes e fomos aos Pcs opcionais, que demos mais sortes que nunca, pois as trilhas desses Pcs opcionais estavam secas e boas para subirem pedalando. E claro, descemos alucinados nas trilhas, saltando e pegando paredões nas curvas. Dali até o final tivemos certeza que venceríamos a prova, mas pra não parar o ritmo decidimos manter até terminar a prova, pois tem aquele cujo ditado da Gralha Azul, “Só termina quando acaba”. E assim foi, terminamos com a equipe unida até o fim!!

Nesse mês a equipe Nossa Vida participou de 3 Corridas de Aventura, uma em Botucatu-SP de 200km terminando em 29horas e meia, com os Atletas Pedro Pinheiro e eu;
Eu e Pedro Pinheiro no Haka Expedition 200km Botucatu-SP

Outra em Venâncio Aires-RS de 60km terminando em 8 horas e meia com os atletas Kim Emmenegger, Felipe Krahn, eu e a atleta convidada da equipe Chivunk Andréia Coelho;
Kim, Andréia, Felipe e Jonas (eu)

           
e essa em Botuverá de 80km com o mesmo time que foi pra Venâncio Aires, com exceção da Atleta Andréia que correu com sua equipe, tendo a substituição pela atleta estreante no time e nas Corridas de Aventura a Nathália Melo, que iniciou super bem no esporte (uma revelação para Corrida de Aventura), terminado essa prova em 11 horas cravadas. Nessas 3 participações a equipe Nossa Vida venceu todas as 3 etapas.
E quem também começou o ano bem foi a equipe Lulis em Ação/ Essa É Nossa Vida com as atletas Luciana Cadilhac e Liliane Theis (estreante na modalidade) de Gaspar, levando a melhor na categoria Aventura (Iniciantes) Dupla Mista terminando o percurso de 30km em 3h32'. Elas que vem sendo orientadas por mim se deram muito bem. Vejo nelas um grande futuro na Corrida de Aventura, pois tem muita dedicação e garra.
Liliane e Luciana na Eco Race Botuverá
Para o mês de Junho o time competirá em Guaratuba-PR numa prova de 140km que servirá para a preparação para a final do Mundial que nesse ano será no Pantanal Brasileiro.
Yeyeh!!! Corridas de Aventura, Essa é Nossa Vida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário